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A importância do Marketing de Relacionamento para os médicos

A conquista de novos clientes, em especial a fidelização deles, é um dos principais objetivos de clínicas e diversos profissionais, entre eles os médicos. E nesse quesito, um dos aspectos que colabora para atrair novos pacientes é o marketing de relacionamento, que tem como foco principal a divulgação do seu consultório de forma a nutrir e criar um ótimo relacionamento com o cliente. 

No entanto, se você pensa que o marketing de relacionamento refere-se apenas a este ponto, está enganado. Neste texto, contamos alguns dos benefícios que essa estratégia pode trazer para você médico. Para conferir, continue a leitura do blog! 

O que é o marketing de relacionamento? 

Diferente do que ocorre com o marketing tradicional, em que o objetivo é a divulgação da empresa em si, o marketing de relacionamento é aquele que busca um relacionamento mais eficaz com seu cliente\paciente, principalmente a sua fidelização. Mas, além disso, a estratégia é um diferencial para se destacar no mercado que está cada vez mais competitivo. 

E para conquistar um marketing de relacionamento eficiente, é essencial que a estratégia esteja inserida em toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato para saber informações sobre a clínica, consulta e procedimentos até o pós. 

3 benefícios do marketing de relacionamento para sua clínica

1. Humanização do atendimento 

A humanização do atendimento é um dos preceitos do marketing de relacionamento, afinal gera a consciência social e um retorno positivo no público, para que se sinta confortável durante o atendimento, mas, além disso, contribui de forma satisfatória para um ambiente de trabalho produtivo e saudável.  

2. Fortalecimento da sua marca (clínica ou pessoal) 

Nesse quesito, o marketing de relacionamento funciona para deixar a identidade visual da marca mais atrativa para quem busca tratamentos e procedimentos na sua área de atuação. Por isso é fundamental contar com profissionais ou agências de marketing especializados na área, para a produção de uma identidade atrativa, sem deixar de lado, é claro, a sua marca pessoal em cada peça. 

3. Formação de cadastro de pacientes 

No marketing de relacionamento é importante contar com alguns dados dos pacientes, como o nome, o telefone, a data de aniversário, o e-mail, pois tudo isso ajuda em diversas estratégias de marketing, além de enfatizar o atendimento humanizado e personalizado em sua clínica. 

Marketing de Relacionamento: um passo a passo para implementar no seu consultório 

Defina seu público-alvo: afinal, qual é o perfil dos seus pacientes? Por quais diferenciais eles se mantêm leais ao seu serviço médico? Diante destas perguntas é que você irá definir o público-alvo que deseja atingir. Por esse motivo, é necessário entender as preferências do seu paciente e as principais características. A partir desses dados é possível estabelecer as estratégias para captar esses pacientes. 

Determine as características da sua marca: a marca do seu consultório também está presente nas experiências dos seus pacientes com o serviço médico oferecido. Logo, a marca precisa transmitir a mensagem que você gostaria de passar para o seu público-alvo. Portanto, defina qual será o tipo de linguagem utilizada nas comunicações, seja nas redes sociais, ou presencialmente no consultório e quais as cores usadas na identidade visual. 

Estabeleça as estratégias que serão utilizadas: se os seus pacientes estão presentes em redes sociais, provavelmente eles estão, é preciso que você também esteja. Pensar em adotar o Instagram, Facebook e até mesmo canais como o Youtube e e-mail marketing também são ótimas alternativas para o marketing de relacionamento. 

Treine sua equipe: não basta apenas você ter o conhecimento em marketing de relacionamento, é preciso que toda sua equipe esteja envolvida e consciente sobre as estratégias que estão sendo utilizadas. Portanto, treine a sua equipe e demonstre como o marketing de relacionamento está sendo estruturado, e o principal, qual o papel de cada um dentro da estratégia.

A partir dessas dicas ficou mais fácil entender e implementar o marketing de relacionamento dentro do seu consultório, não é mesmo? Mas não esqueça, para garantir um resultado satisfatório lembre-se de acompanhar todos os resultados, assim se torna mais fácil verificar melhorias e pensar novas estratégias. 

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