Posted on / by Lapidare / in Trends

APÓS UM ANO, INSTITUTO LAPIDARE CONSOLIDA-SE COMO REFERÊNCIA DE ENSINO NO BRASIL

Balneário Camboriú, Santa Catarina. 09 de dezembro de 2019. A data e o local não representam somente a inauguração do Lapidare – Instituto da Face, mas sim um marco na história da medicina brasileira. Centro médico pioneiro, especializado em cirurgia plástica, dermatologia e estética de alto padrão, com ensino de excelência e infraestrutura inédita no país, em apenas um ano de fundação, o Instituto consolida-se como uma referência na educação destinada a médicos do Brasil e do exterior.

O Instituto nasceu da determinação e do pioneirismo dos sócios que identificaram a ausência de um centro de treinamento médico de alto nível, focado na medicina da face, pescoço e cabelos. A ideia era ousada: buscar na assimetria individual a melhor forma para se lapidar formas personalizadas perfeitas. Até então instituições deste porte e com diferenciais como cadáveres frescos, tecnologia avançada e speakers renomados só existiam fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.

Assim surgiu o Lapidare para preencher esta lacuna e garantir excelência e qualidade, aliando tecnologia, com equipamentos high-end e materiais de última geração, sem perder o foco na humanização do atendimento e na entrega de qualidade para professores e alunos.

“A estrutura do Instituto é impressionante. É bom saber que no Brasil existe hoje um centro de treinamento médico tão bom ou melhor do que os do EUA e Europa. Para todos da área médica que fazem ou pretendem fazer procedimentos envolvendo Anatomia, o Instituto Lapidare é espetacular”, garante o cirurgião plástico Dr. Marcelo Araújo, um dos mais conceituados médicos do país.

A procura por renomados speakers, referência no Brasil e no mundo faz parte do DNA do Lapidare. “Levar conhecimento atualizado, qualificado, por meio de quem mais entende do assunto sempre foi um dos alicerces da instituição”, garante Flavia Del Valle, sócia e CEO do Lapidare.
Outro destaque do Instituto é ser um dos únicos centros mundiais a disponibilizar cadáveres Fresh Frozen, capacitando os profissionais por meio de simulações em condições “real life” para procedimentos estéticos invasivos na face.

A teoria aplicada em Fresh Frozen Specimen promove um aprendizado diferenciado, extremamente superior a métodos comumente utilizados como o uso de manequins de silicone ou material sintético. O treinamento gera similaridade com a realidade que o profissional exercerá no paciente, possibilitando o domínio dos procedimentos e reduzindo a probabilidade de falhas, complicações e lesões.

O Lapidare diferencia-se ainda pelo pioneirismo com o desenvolvimento de qualificações inéditas como a primeira Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital do mundo. Formada por ginecologistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos, o curso ocorre por meio de aulas on-line e com imersões presenciais, aplicando o conhecimento adquirido em pacientes modelos.

Essa área, há até pouco tempo tabu e ainda pouco explora, cresce a cada ano e vem transformando a vida de centenas de mulheres que, após passarem por procedimentos íntimos, recuperam a autoestima, a sexualidade, a liberdade, a saúde”, enfatiza a dermatologista Dra. Daniela Ribeiro, uma das coordenadoras da Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo.

Além de toda a tecnologia, o Lapidare une o que há de mais novo com a expertise, sensibilidade e o conhecimento dos speakers para obter a simetria perfeita na diversidade de formas e faces. “A democratização do ensino de qualidade faz parte do Lapidare. Com mais de 20 anos na área educacional, sempre acreditei que compartilhar experiências seja a base para o sucesso”, reafirma o presidente da Uniavan e sócio do Lapidare, Dr. Mohamad Hussein Abou Wadi.

“Os médicos que fazem parte do Injectors Club do Lapidare são verdadeiros artistas com um olhar diferenciado para estética, possuindo um feeling apurado para indicação e condutas precisas. Eles não seguem modismos, mas sim a ciência. Sem falar no propósito de vida de cada um, sempre compartilhando seus conhecimentos”, ressalta a CEO do Instituto Lapidare, Flavia de Oliveira Del Valle.

O Lapidare em números

Um ano parece pouco, mas não para o Lapidare. Os primeiros 365 dias foram de intenso trabalho e resultaram em números expressivos, apesar dos desafios como a pandemia de coronavírus e as medidas para combate à doença.

O isolamento social afastou fisicamente, mas não foi barreira para quem já sabia que o digital rompe qualquer distância. Com DNA da inovação, o Lapidare imediatamente implantou atividades remotas e on-line, dando continuidade aos cursos, sem comprometer as aulas, a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos.

“Antes mesmo da quarentena nós planejávamos implantar educação a distância, porém havia muitas objeções da classe médica. A pandemia acelerou isso e pudemos perceber que o on-line vai muito bem”, destaca Flávia Del Valle.

Os resultados comprovam isso. De dezembro de 2019 a dezembro de 2020, o Instituto realizou 13 capacitações, incluindo as Pós-graduações que ainda estão em andamento, o que totaliza mais de 600 horas/aula. Foram realizados os seguintes cursos:

  • Pós-graduação em Cosmiatria e Laser;
  • Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital;
  • Cursos de Anatomia Facial aplicada Fresh Frozen Specimen;
  • Cursos On-line de Anatomia Facial aplicada Fresh Frozen Specimen;
  • Curso On-line Peeling e Prescrição Dermatológicas;
  • Congresso Coderma;
  • Anatomy Master Class;
  • Treinamento para Especialistas da U.sk;
  • Happy Hour Merz;
  • Treinamento de Cirurgiões Plásticos para Capítulo de Anatomia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
  • Lapidando seu Conhecimento 3 Versões;
  • Treinamento de Técnica de Otoplastia para Cirurgia Plástica, pelo Instituto Orelhinha;
  • Abertura do Congresso AMWC (Aesthetic Medicine World Congress) com a aula inaugural de Anatomia Fresh Frozen Specimen.

Os cursos tiveram a participação de 3.270 alunos, sendo 60 nas Pós-graduações, 30 em cursos imersíveis, 160 alunos que estiveram presentes em cursos realizados pela indústria e por parceiros, 3.000 em capacitações on-line e 90 speakers que aproveitaram a estrutura diferenciada do Lapidare para treinar suas técnicas, escrever e publicar capítulos sobre Anatomia para guidelines e livros.

Ao todo, 90 dos mais conceituados speakers do Brasil ministraram cursos e compartilharam conhecimento, experiência e métodos. Eles também monitoraram e instruíram a aplicação de procedimentos em mais de 120 pacientes modelos que puderam ter os sonhos realizados por meio das mãos, do olhar e da técnica dos profissionais mais importantes do Brasil em suas áreas de atuação.

Lapidare 2021

Se no primeiro ano o Instituto rompeu barreiras, quebrou tabus, inovou, ousou e registrou para sempre seu nome, legado e diferenciais na medicina brasileira, em 2021 o Lapidare deve chegar ainda mais longe. Além disso, 2020 ainda não se despediu, mas como sempre, o Instituto saiu na frente e o ano novo está com agenda cheia.

Entre os cursos presenciais, em janeiro inicia a segunda turma da Pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital. Em março ocorre o curso Anatomia Facial Aplicada Fresh Frozen Specimen. No mês seguinte começam as aulas da Pós-graduação de Anatomia e Ciência Aplicada aos Procedimentos Estéticos Injetáveis, e em maio acontece a primeira aula da segunda turma da Pós-graduação em Cosmiatria e Laser Avançado para Dermatologistas e Cirurgia Plástica.

Com relação aos cursos online, o ano começa com o Curso Injectables and Facelift Fresh Frozen Specimen com o renomado cirurgião plástico Dr. Marcelo Araújo. Em fevereiro está previsto o Curso Rinomodelação fora de série Fresh Frozen Specimen. Na programação de março consta o Curso Miomodulação com Técnicas Avançadas de Preenchimento Panfacial Fresh Frozen Specimen e o curso O Poder dos Bioestimuladores de Colágeno no Gerenciamento do Envelhecimento Fresh Frozen Specimen.

Para o próximo ano o Instituto trará ainda uma especialização voltada aos médicos que buscam se aperfeiçoar em estética/ injetáveis com a expertise de grandes nomes mundiais como Drs. Cotofana, Arthur Swift e Shino Bay.
O centro tem projetos de expansão para capitais do Brasil e do mundo e de certificações internacionais. Assim o Instituto vai continuar lapidando o conhecimento, a técnica, a qualificação dos profissionais e dos procedimentos e tornando melhor e mais bela a vida de milhares de pacientes em todo o país.

“A missão do Instituto é democratizar o ensino da estética na área médica. Com o conhecimento sendo ampliado e democratizado, conseguiremos diminuir as intercorrências e as complicações realizadas e, assim, impactarmos cada vez mais o atendimento dos pacientes, com qualidade e competência inerentes a um bom médico”, conclui a sócia e CEO do Lapidare, Flavia Del Valle.

Balneário Camboriú, Santa Catarina. 09 de dezembro de 2019. Há um ano o Lapidare começou a fazer história. E isso é apenas o princípio… Afinal raro é ser Lapidare!

Deixe uma resposta