Posted on / by Lapidare / in Trends

Lapidando o conhecimento

Série de webinars promovida pelo Instituto Lapidare transmitiu, em três edições, 30 aulas gratuitas com especialistas de renome, como o premiado Dr. André Braz e Dra. Eliandre Costa Palermo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Aprimorar o conhecimento dos médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas sobre temas da rotina dos consultórios e procedimentos avançados. Esta é a proposta principal do projeto Lapidando seu Conhecimento, promovido pelo Instituto Lapidare durante o período de suspensão das aulas e encontros presenciais em decorrência da pandemia. Totalmente gratuita e on-line, a iniciativa reuniu os maiores especialistas da área em três edições, realizadas entre os meses de março e julho.

“Quando idealizamos o projeto, a motivação era que os profissionais pudessem trocar experiências com especialistas de renome, sem precisar pagar nada e nem se deslocar para isso. Foi uma maneira de colaborar, dentro da nossa expertise, com o difícil período de isolamento social imposto pela pandemia. Os médicos puderam assistir e interagir em palestras ao vivo na plataforma Webinar com os principais nomes da nossa área. Também puderam sentir que estamos próximos de alguma maneira, preocupados em seguir fazendo o que fazemos de melhor, que é oferecer conhecimento de ponta para médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos”, compartilha a CEO do Instituto Lapidare, Flávia Del Valle.

Em três edições do projeto, foram realizadas 30 conferências ao vivo, chegando a alcançar simultaneamente até 400 pessoas na plataforma. O alcance das lives do projeto Lapidando seu Conhecimento, que também foram transmitidas no YouTube, reforçam o posicionamento do Instituto Lapidare como referência no conhecimento em cosmiatria e anatomia facial.

Speakers renomados

A edição mais recente do Lapidando seus Conhecimento, realizada entre 15 de junho e 2 de julho, reuniu 13 dos mais renomados profissionais da Dermatologia e da Cirurgia Plástica em todo mundo, que palestraram sobres os temas ou mediaram as discussões. Entre os speakers, estavam o médico André Braz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), atuante na Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica e coordenador científico do curso de Anatomia Aplicada para Toxina Botulínica e Preenchimento do Miami Anatomical Research Center (MARC), nos Estados Unidos; e Ana Paula Meski, mestre em Dermatologia, membro da câmara técnica de Dermatologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e colaboradora na área de Cosmiatria do departamento da Faculdade de Medicina da USP.

Com o tema “Skin Anatomy Masterclass”, a 3ª edição foi coordenada por Eliandre Costa Palermo, dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e professora dos cursos de anatomia aplicada em preenchimento Galderma no MARC. O webinar propôs discussões sobre antropometria da face e dimorfismo sexual, anatomia dos compartimentos de gordura e ligamentos, planos de aplicação técnicas de injeção e produtos, preenchedores faciais, zonas de risco para procedimentos cosméticos e cirúrgicos faciais, entre outros.

Também participaram das transmissões ao vivo Alessandra Haddad, cirurgiã-plástica e doutora em Cirurgia Plástica; Alessandra Romiti, dermatologista e membro do conselho deliberativo da SBCD; Joaquim Mesquita Filho, dermatologista e chefe do setor de cirurgia dermatológica do Instituto de Dermatologia Prof. Azulay da Santa Casa há quase 20 anos; Luiz Eduardo Avelar, cirurgião-plástico e membro da American Society of Plastic Surgeons; Maria Claúdia Issa, doutora em Dermatologia e professora adjunta do departamento de Medicina Clínica – Dermatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Meire Brasil Parada, vice-presidente da SBCD e membro da câmara técnica de Dermatologia do Cremesp; e Sérgio Serpa, membro da Academia Americana de Dermatologia e ex-presidente da SBCD.

A dermatologista Patrícia Ormiga; Alfredo Luiz Jacomo, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e doutor em Ciências (Anatomia); e Flávio Hojaij, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço; que são professores do curso AMC Anatomy Masterclass, promovido pelo Instituto Lapidare, completam o elenco de speakers renomados da edição.

O evento via Internet recebeu elogios do público que acompanhou. “Aula excelente”, comentou a Dra. Christiane Ribeiro, que insere a Dermatologia na Imagenologia. Outra espectadora, a Dra. Christie Viviane, também parabenizou a iniciativa.

Conhecimentos diversos

Iniciado em março, o projeto Lapidando seu Conhecimento já contou com palestras sobre as mais variadas áreas da Dermatologia e Cirurgia Plástica. A primeira edição teve dez transmissões ao vivo e abordou tópicos como retalhos cutâneos, técnicas de sutura, complicações do uso do laser em estética, cirurgia plástica pós-bariátrica, oncologia cutânea, tratamento das queimaduras,  ideias e inovações em cirurgias plástica, lipoaspiração de alta definição,  prótese de aumento mamário e enxerto de gordura.

Toda a discussão foi conduzida pelo speaker Felipe Oliveira Duarte, especialista em Cosmiatria, laser e procedimentos minimamente invasivos e preceptor da residência médica em Cirurgia Plástica; e Caio Pundek Garcia, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) — ambos com residência médica em Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral.

Já a 2ª edição do webinar possibilitou aos espectadores novos entendimentos sobre anatomia aplicada aos preenchimentos faciais, preenchimento global da face, jornada para tornar-se um médico empreendedor, dicas para ser um médico de resultados, lifting e embelezamento facial com fio e preenchedores, fios de PDO, envelhecimento facial, acne da mulher adulta, complicações dermatológicas e técnicas de correção de cicatrizes de acne.

As palestras foram ministradas pelas especialistas convidadas Marina Takiuti, Ursula Metelmann e Angélica Nóbrega. Ivan Rollemberg, Carlos Roberto Antônio e Maria Roberta Martins, mestra em Medicina e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também compartilharam um pouco de suas experiências e conhecimentos.

Conheça o Lapidare

O Instituto Lapidare é um centro de treinamento médico de alto padrão especializado em cirurgia plástica e dermatologia da face, localizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Pioneiro no Brasil, possui estrutura sofisticada e munida com equipamentos de última geração. A unidade oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu de Cosmiatria e Laser e de Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital, chancelados pela UniAvan, universidade com conceito nota máxima nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Lapidare ainda possui na grade curricular especializações em Anatomia Facial Aplicada e Complicações Dermatológicas; além dos cursos Anatomy Masterclass e Anatomia na Web. Também é parceiro da Exponential Medical Education, a EME Doctors, único centro de treinamento autorizado da AHA – American Heart Association em Santa Catarina, e do Instituto de Treinamento em Cadáveres Fresh Frozen (ITC), que possibilita o treinamento hands-on em fresh frozen specimen.

Deixe uma resposta