Posted on / by Lapidare / in Trends

Rejuvenescimento íntimo: quais são as principais técnicas e como elas podem beneficiar as mulheres?

Muito além da estética, esse conjunto de técnicas contribui para a solução de problemas crônicos ou agudos que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional das mulheres. Para entender um pouco melhor sobre o assunto, entrevistamos a dermatologista Drª. Daniela P. N. Ribeiro

Quando se fala em rejuvenescimento íntimo, é comum que muitas pessoas não entendam ou reduzam esse conjunto de técnicas a noções simplistas, como uma possível reconstrução do hímen. Mas a verdade é que esse tratamento é indicado para mulheres que têm problemas com flacidez na região vaginal, dores crônicas e falta de lubrificação durante a relação sexual, entre outros problemas.

Portanto, é um tratamento estético que beneficia não só os aspectos físicos, como também emocionais da mulher, por estar diretamente conectado a questões de autoestima e insegurança. O assunto ainda é tratado como polêmico em muitos ambientes, mas vem superando tabus à medida que novas técnicas e equipamentos começam a chegar ao mercado.

Para nos aprofundarmos um pouco melhor no tema, conversamos com a Drª. Daniela P. N. Ribeiro, que é dermatologista e trabalha com rejuvenescimento íntimo desde sua chegada no Brasil. Confira!

1 • O que é o rejuvenescimento íntimo?
O rejuvenescimento íntimo é um conjunto de técnicas médicas utilizadas com objetivo de melhora estética e funcional da área íntima.

2 • Quais técnicas podem ser utilizadas para fazê-lo e quais as diferenças entre elas?
As técnicas são inúmeras e vão desde lasers, radiofrequências, peelings, microagulhamento e preenchimentos até o uso da toxina botulínica e dos bioestimuladores. Enquanto os lasers e as radiofrequências são mais utilizados para tratar não só a parte estética, mas também os efeitos internos da menopausa e as queixas sexuais, os peelings e o microagulhamento são mais usados para clareamento. E os preenchimentos e bioestimuladores são mais utilizados para melhorar a flacidez e o formato da área externa.

3 • Existe alguma técnica mais segura ou mais recomendada?
As técnicas são relativamente seguras, desde que executadas por profissionais altamente especializados. Elas requerem conhecimento profundo de laser e outras tecnologias, além de habilidades com uso de injetáveis, como os preenchimentos e bioestimuladores. Portanto, é essencial que o profissional que trabalhe com isso tenha uma formação bem específica nesta área e não somente cursos pontuais.

Quais os benefícios de fazer o rejuvenescimento?
Em relação às mulheres na menopausa ou aquelas que, por algum motivo, tiveram uma menopausa precoce devido a alguma doença (como pacientes com câncer de mama), uma técnica como a do laser, por exemplo, melhora a lubrificação, a qualidade da relação sexual e a elasticidade da vagina.

Também pode ser utilizado para o tratamento da incontinência urinária – de esforço associado ou não – às radiofrequências e a ondas eletromagnéticas. Os preenchimentos, além de tornarem o aspecto da vulva mais bonito e menos flácido, também podem ser utilizados para dar um upgrade na relação sexual.

4 • Que problemas ele ajuda a mulher a resolver?
[Além dos apontados anteriormente, como] a incontinência urinária de esforço, a melhora dos sintomas vaginais da menopausa em mulheres que não podem (ou não querem) usar hormônios, clareamento da região íntima, tratamento da flacidez e das assimetrias dos grandes lábios, correção dos pequenos lábios (quando muito proeminentes); além de tratamento de cicatrizes, marcas e até excesso de suor nessa área. A aplicação de toxina botulínica ou preenchimento ajuda com dores crônicas nessa região durante a relação.

5 Qual o protocolo para fazer o rejuvenescimento após o parto?
O rejuvenescimento após o parto pode ser feito com lasers ou radiofrequências de alta intensidade. Somente após avaliação médica é possível indicar qual é a melhor técnica para cada caso.

6 • É possível fazê-lo após uma cirurgia bariátrica, por exemplo?
Com certeza, pacientes que fizeram uma cirurgia bariátrica serão beneficiadas. A flacidez resultante deste processo, que fica nos grandes lábios e no interno da coxa, pode ser tratada com radiofrequências, aplicação de ultrassom microfocado e de bioestimuladores.

7 • O que acontece após o tratamento?
Tudo depende da técnica utilizada, mas a maioria dos lasers e técnicas não requer muita recuperação. Geralmente, é recomendada abstinência sexual por três dias. No restante, a paciente costuma poder fazer suas atividades usuais.

8 • O rejuvenescimento pode ser combinado a outros tratamentos? Quais?
O rejuvenescimento pode, sim, ser combinado. Inclusive, com alguns tipos de fisioterapia, quando em caso de incontinência urinária ou queixas sexuais, para fortalecimento do assoalho pélvico. Também pode ser associado a cirurgias vaginais específicas, como uma perineoplastia, e até mesmo a cirurgias plásticas, quando necessário.

9 • Existe alguma contraindicação ao tratamento?
Sim, existem inúmeras contraindicações. Por isso, é tão importante passar por um profissional habilitado e com experiência para que este possa avaliar se a paciente realmente é uma boa candidata ao tratamento.

10 • Pós-graduação Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital: aprenda com os melhores

O Instituto Lapidare traz com exclusividade a pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital, com speakers renomados e o conteúdo mais atualizados sobre o tema.

Além de entregar todo o suporte sobre o tema, a pós-graduação integra aulas práticas em hands-on, aulas em ambiente online e conexão com as necessidades do mercado.

Capacitamos o profissional médico a ampliar a atuação na prática diária, no atendimento estético e funcional do aparelho genital feminino.

As aulas da próxima turma irão começar no dia 10 de agosto. Saiba mais e garanta sua vaga: http://lapidareinstituto.rds.land/pos-graduacao-rejuvenescimento-e-estetica

Deixe uma resposta