Posted on / by Lapidare / in Uncategorized

Tendências do mercado médico para 2022

Seja você um médico recém formado ou com anos de profissão sabe que a cada ano novidades na área surgem. Por isso, você já pensou quais serão as tendências do mercado médico para 2022? Se ainda não, saiba que essa é uma maneira de fazer a diferença e se destacar neste meio. 

E para deixar você por dentro das tendências do mercado médico para este ano, preparamos este conteúdo com alguns destaques da área para 2022. Ficou interessado? Continue a leitura e confira. 

4 tendências do mercado médico para 2022

1. Maior inserção da telemedicina: Um diferencial que a pandemia trouxe foi a inserção da telemedicina. Ferramenta de telessaúde para atendimento e marcação de consulta de forma online. Para ter uma ideia, houve cerca de 2,5 milhões de teleconsultas no Brasil durante a pandemia. 

E essa é mais uma das tendências do mercado médico para 2022. Por isso, você profissional da medicina precisa se preparar para aprender a navegar nesse novo cenário. Vale ressaltar que esse processo não necessariamente elimina visitas pessoais ou reduz a quantidade de consultas presenciais. A ferramenta agrega maior valor ao atendimento.

4. Retorno das atividades ambulatoriais em maior número: Os desdobramentos da pandemia da Covid-19 resultaram em uma redução de atividades ambulatoriais de quase 90%. E isso impactou tanto a remuneração dos especialistas quanto o aprendizado dos residentes em serviços públicos.

As atividades já retornaram e a expectativa para 2022 é que se normalize. Com isso, a expectativa é de uma remuneração maior para esses especialistas. 

3. Marketing Médico: Por fim, as tendências do mercado médico para 2022 podem esperar a inserção das redes sociais no dia a dia dos profissionais, em especial para mostrar os diferenciais do seu trabalho, criar um networking e tirar dúvidas dos pacientes.

Mas lembre-se: fazer marketing médico  para pacientes, colegas e público em geral exige extrema responsabilidade. 

Especialidades médicas que estarão em alta este ano

Cosmiatria: A pandemia nos fez voltar nossa atenção a como levávamos a vida, e também a como estavamos em relação a nossa autoestima. Com isso, aumentou a procura por cuidados e tratamentos estéticos, um “boom” para a área cosmiátrica (dermatologia, cirurgias plásticas), e em 2022 não será diferente. Esse é o momento para cuidar da autoestima das pessoas e realçar ainda mais a beleza de cada indivíduo. Investir na capacitação e aprimoramento das técnicas é fundamental para atender à demanda crescente. 

Psiquiatria: Com a pandemia, houve um aumento significativo de doenças mentais e redução do preconceito a fazer consultas. E essa é uma tendência que irá permanecer em 2022.

Endocrinologia: A obesidade e o sedentarismo foram uma epidemia em paralelo ao COVID. O agravamento de diabetes e doenças relacionadas ao metabolismo trazem essa especialidade como um diferencial para este ano.

Terapia intensiva: Para 2022, a era do recém-formado sem ao menos um treinamento específico para trabalhar em UTI está em cheque. Por isso, será cada vez mais exigido especializações como pós-graduação, imersões ou residência na área. 

Agora que você já conhece algumas das tendências do mercado médico para 2022, esse é o momento de colocar em prática os diferenciais para um trabalho de sucesso neste ano. Gostou das dicas? Siga nosso Instagram e confira outros conteúdos especiais. 

Deixe um comentário